Português (Brasil)English (United Kingdom)
Meio Ambiente
Projeto em total harmonia com o meio ambien..
Tecnologia Care
Uma nova concepção de turbina com a função de gerar energia elétrica..


Fatores Econômicos

Custos comparativos CARE e outras Hidroelétricas

Considerações Sociais
Prover o mundo com uma fonte de energia limpa.

Reportagem CNN

Vídeos CARE

Animação - Português BR

Care Electric Busca Investidor

E-mail Imprimir PDF

Care Electric busca investidor para comercializar nova tecnologia para hidreletricidade

Unidade geradora pode ser usada em localidades remotas e não precisa de barragem

Alexandre Canazio, da Agência CanalEnergia, PeD e Tecnologia
19/01/2011

A Care Electric foi criada a partir de uma idéia surgida há 15 anos de uma necessidade: a geração de energia elétrica em áreas isoladas. Desenvolvida a partir da idéia inicial do austríaco radicado no Brasil Johann Hoffman, com a ajuda de outros empreendedores, a unidade geradora se tornou realidade após cinco anos de trabalho. Agora, a Care está buscando no mercado capital para tornar o projeto realidade. O protótipo chamou atenção de especialistas mundiais e deu a empresa, pela primeira vez na América do Sul, o título de Technology Pioneer do Fórum Econômico Mundial, de Davos.

A unidade desenvolvida tem um 1 MW de capacidade instalada nominal, com potencia efetiva de 90% desse montante. As unidades geradoras tradicionalmente têm um desempenho de 55%. A turbina tem como vantagem adicional não precisar de barragem ou reservatório, funcionando apenas com a força do rio. "Nosso produto é muito diferente de qualquer geração hídrica no mundo. Quase uma contradição do que nós temos no Brasil e no mundo inteiro. Ela gera energia sem represa . É limpa, é renovável, não inunda quase nada", afirmou Frank de Luca, sócio da Care Electric, em entrevista à Agência CanalEnergia.

A Care Electric conta com a ajuda de uma empresa do mercado de capital e financeira  Pluribus  para encontrar o novo investidor. "Esperamos que, quando aparecer o investidor, que será breve, poderemos construir a primeira unidade", observou Luca, que chamou a atenção para o fato de a turbina precisar apenas de 12 meses para ser construída.

O produto da Care pode ser controlado e operado por satélite sem a necessidade de pessoal, além do sistema de turbinas dispensar o uso de grades, não retendo os materiais em suspensão e em constante movimento dentro do leito do rio. de Luca disse ainda que, se for necessário, várias unidades podem ser instaladas ao longo de um mesmo rio, aumentando o potencial energético da região. A turbina pode ser usada para levar energia a locais isolados ou afastados das redes de transmissão ou distribuição.

A tecnologia já recebeu aval do CEFET  da Universidade Federal de Minas Gerais, segundo de Luca. "Baseado nisso fomos adiante desenvolvendo a tecnologia. Eles fizeram um estudo sobre uma máquina que nós fizemos, literalmente no quintal, que constataram que a teoria estava correta", contou. A CARE   foi incubada na CIETEC  da Universidade de São Paulo. Para mais informações: www.careeletric.com.br.

Ouça mais sobre o projeto na Rádio CanalEnergia disponível para assinantes do CanalEnergia Corporativo.

Última atualização ( Ter, 22 de Março de 2011 11:24 )  

Social Widgets Ultimate Edition

Você está aqui: Página Inicial Institucional Care Electric Busca Investidor